sexta-feira, 10 de abril de 2009

Vida

Nós:

  • nascemos
  • crescemos
  • vamos à escola
  • alguns vão para a universidade
  • arranjamos um emprego
  • maioritariamente casamos
  • maioritariamente temos filhos
  • envelhecemos
  • morremos.
E isto é a vida.


Tentamos corresponder às expectativas dos outros, fazemos o que é suposto fazer, o que se espera de nós enquanto seres humanos que vivem em sociedade, mas será essa a maneira certa de viver?

Lembro-me de terem dito isto numa festa, nunca esqueci e fiquei um pouco deprimida com a verdade daquelas palavras:

Nós acabamos sempre por fazer o mesmo, apenas em áreas diferentes… nascemos, estudamos, trabalhamos, casamos, temos filhos e morremos.”

E assim em poucas palavras tinham-me dito como ia ser a minha vida, tão monótona, tão previsível… Mas não me questionei em relação a isso, apenas o encarei como uma verdade deprimente e incontornável.

Agora 5 anos depois pergunto-me se tem mesmo que ser assim? Até que ponto somos livres? Até que ponto podemos fugir desta jaula, destas regras?

Provavelmente não podemos fugir a alguns pontos mas… até que ponto temos que fazer o que é suposto? Não porque o desejamos mas porque a sociedade em que vivemos diz que é o que nós devemos querer…


Simplesmente hoje não me apetece viver consoante as regras… hoje apetece-me apenas ser livre…

1 comentários:

regina disse...

olha .. as coisas certas sao o nascer, crescer, envelhecer e morrer.

O resto pode ser fruto da sociedade...